top of page
Buscar
  • Foto do escritorCarolina Licht

Sou responsável pelas minhas escolhas

“Se alguém me amar, eu poderia me amar. Se alguém cuidasse de mim, eu ficaria mais feliz. Se alguém me livrasse da necessidade de tomar decisões, eu me sentiria menos culpado...”



Responsabilidade = habilidade em dar respostas

É muito comum que algumas pessoas tenham dificuldade em se responsabilizar por suas escolhas, mesmo porque, é mais fácil colocar a culpa na sorte ou nos outros por suas desventuras. Entretanto, ao fazer isso perde se o controle da própria vida, colocando a, assim, nas mãos dos outros. É como se estivesse sempre no banco de carona, sem poder escolher que caminho quer seguir, se deixando levar por um outro qualquer. Quando a pessoa se sente infeliz, incomodada, ansiosa na situação atual, provavelmente ela acha que o problema está, ao menos em parte, fora de controle, que não tem solução, de que aquilo foi imposto a ela, sem possibilidade de escolha.


Desse jeito, ela acaba se sentindo vitimada e impotente, porém, o contrário, quando acredita ter escolhido seus problemas, se sente empoderada e independente. Uma vez que pode também escolher suas soluções.


O que estou disposto a fazer para conseguir o que quero?


Por exemplo, se sei o que eu quero, o que desejo, só depende de mim encontrar maneiras para conseguir alcançar isso. Por outro lado, se eu não tiver disposta a agir para conquistar o que desejo, ele será, então, mera fantasia. Ao assumir que se é responsável pela própria felicidade, você coloca a vida de volta em suas mãos. Logo, você toma a direção e, então, pode escolher qual caminho quer seguir, qual velocidade e qual o tempo do percurso. E isso é libertador!


27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Post: Blog2_Post
bottom of page